O Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL,  é uma instituição não-governamental, sem fins lucrativos, que desde 2009, reúne voluntários interessados em atuar em prol de atividades que vão ao encontro dos Objetivos do Milênio. Sendo assim, desenvolve projetos que promovem mudanças pela informação, inclusão cidadã e oficinas nas áreas de assistência social, cultural, educacional, ambiental e de saúde.

Em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Neste sentido, o Instituto foca em disseminar informações sobre a doença, por meio de palestras, danças, oficinas entre outras ações que colabore para a prevenção e conscientização da importância do diagnóstico precoce.

Além de divulgar conhecimentos em relação às novas descobertas, as formas de tratamento, prevenção e direitos do paciente, membros e voluntárias participam de audiências públicas a fim de unir esforços em prol de uma política nacional contra o câncer de mama.

No Paraná é responsável por organizar anualmente a Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama – O Outubro Rosa, que busca alertar sobre a importância dos exames na prevenção do Câncer de Mama através da iluminação de monumentos históricos e pontos turísticos com a cor rosa.

 

Composição da atual Diretoria do Instituto HUMSOL (Biênio de 2020 à 2021):

 Presidente – Simone Beck Ribeiro

Vice Presidente – Nilza Mara Balthazar

1ª Secretária – Nilcélia do Rocio Barboza

2ª Secretária – Eliceia Agnelo Magno

1ª Tesoureira – Janete Teresinha Dalben Rau

2ª Tesoureira – Maristela Luzia Haluch

Conselho Fiscal – Titulares:

 Nelson Luiz Asinelli Hasselmann

 Ieda Mafuza de Souza Tavares

 Maria Izabel de Oliveira

Suplentes – Ellen Aparecida Vasconcellos Cezar

Márcia Aparecida Xavier

Marli Domingues Gonçalves

Conselho de Saúde e da mulher

No ano de 2014, o Instituto HUMSOL, conquistou representação no Conselho Municipal de Saúde e Comissão Municipal de Saúde da Mulher. Participamos na formulação de Políticas Públicas do Município de Curitiba. De lá pra cá, atuamos ativamente participando de encontros mensais e eventos, onde somos representados pela nossa Voluntária e Vitoriosa Terezinha Possebom.

Carta de utilidade pública

O Instituto Humanista de Desenvolvimento Social-HUMSOL, foi declarado de Utilidade Pública, pela Câmara Municipal de Curitiba, Capital do Estado do Paraná que aprovou, e o Prefeito Municipal Gustavo Bonato Fruet, sancionou a seguinte Lei nº 14.738 de 13/10/2015 publicada no Diário Oficial do Município.