Blog

Instituto Humsol fecha parceria com o recordista mundial de surf na Pororoca Serginho Laus

24 de novembro de 2012 - Por:

Na quarta-feira,19, a presidente do Instituto Humsol, Tania Mary Gomez, foi convidada pelo atleta, Serginho Laus, duas vezes recordista mundial de surf na Pororoca para participar de seu projeto SUP OUTUBRO ROSA.

O evento será uma remada coletiva e não uma competição, com o objetivo de celebrar a mãe natureza e passar a informação sobre a prevenção do Câncer de Mama, durante o mês de Outubro para conscientização do Movimento Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama – OUTUBRO ROSA.

78O SUP é o STAND UP PADDLE que têm sua origem vinda das Ilhas Havaianas. No começo da década de 1960, os Beach Boys de Waikiki deram origem ao termo “Beach Boy Surf” quando estavam em suas pranchas compridas remando com remos de canoa, com o objetivo de tirarem fotos para os turistas que aprendiam a surfar.

Stand Up Paddle Boarding, ou SUP, é um desporto aquático, uma variante do surf, no qual o praticante em pé numa prancha, usa um remo para se mover através da água. O Stand Up Paddle Boarding, com raízes Polinésias, significa em havaiano Ku (de pé) Hoe (remar) He’e (surfar) Nalu (onda).

No início dos anos 2000, surfistas havaianos como Dave Kalama (acima), Brian Keaulana, Rick Thomas, Archie Kalepa e Laird Hamilton começaram a praticar o SUP como uma forma alternativa de treino, quando o mar não estava em condições para a prática do surf. Com o passar dos anos foram participando em eventos como o Molokai to Oahu Paddleboard Race e Makaha’s Big Board Surfing Classic. Agora já podemos encontrar surfers em muitas das corridas de Paddleboard como participantes de SUP.

O SUP no Brasil chegou por intermédio de dois surfistas (Jorge Pacelli e Haroldo Ambrósio) trazendo equipamentos mais modernos. Logo após, este interesse foi crescendo e se tornou febre, praticado em praias do Rio de Janeiro, São Paulo, no sul do país, lagos e rios em Brasília.

Mais informações em breve.

Comentários

Comentários