Blog

Como a nutrição afeta seu coração

10 de fevereiro de 2015 - Por:

Dados recentes do Ministério da Saúde indicam que a principal causa de morte no Brasil é por doenças cardiovasculares, representando 31% do total de óbitos. Uma alimentação pouco saudável é uma das principais causas de doença arterial coronariana – uma das formas de doenças do coração. Estima-se que mais de 30% das mortes por essa doença são devidas à má alimentação (http://www.heartforum.org.uk).Dentro desse contexto, o álcool, a obesidade, a hipertensão por consumo excessivo de sal e o colesterol elevado são importantes fatores de risco que podem ser modificados, segundo a Organização Mundial da Saúde,.

O colesterol pode ser controlado ou reduzido, quando em níveis elevados, através da alimentação e adoção de hábitos saudáveis. Um dos passos importantes é estar atento à qualidade das gorduras consumidas. Sabe-se que apesar de ser um nutriente importante para o organismo, tendo funções como fornecimento de energia, de ácidos graxos essenciais e ser veículo para vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), se consumidas em excesso as gorduras podem propiciar aumento de peso e alguns tipos de gorduras, como as saturadas e trans, podem ser prejudiciais ao organismo. Existem evidências de que o excesso de gorduras saturadas, presentes em manteiga, carnes, chocolates, óleo de coco, azeite de dendê, aumentam o nível de colesterol ruim no sangue (LDL-colesterol). No caso das gorduras trans, encontrada na gordura da carne e de leite e derivados, além de alimentos produzidos com gordura parcialmente hidrogenada, como biscoitos, tortas, pães e bolos, aumentam o colesterol ruim (LDL colesterol) e reduzem os níveis de colesterol bom no sangue(HDL colesterol).

Além da redução na ingestão de gorduras ruins, substituindo-as por gorduras boas, as mono e poliinsaturadas, encontradas em óleos vegetais e produtos que usam esses óleos como ingrediente principal, como margarina e creme vegetal, existem pequenas mudanças que você pode fazer em sua alimentação e que irão ajudá-lo a manter o seu coração saudável. Comer mais frutas, legumes e verduras, grãos e cereais integrais, aumentará sua ingestão de vitaminas, minerais e fibras. É também importante reduzir o consumo de sal e moderar a ingestão de álcool.

Seguindo um padrão de alimentação mais saudável, você poderá:
• Manter um peso saudável e reduzir a pressão sobre seu coração
• Ajudar a diminuir seu nível de colesterol ruim (LDL colesterol) no sangue
• Ajudar a manter baixa sua pressão sangüínea
Uma alimentação saudável também pode ajudar na proteção contra outras doenças, tais como câncer e diabetes tipo 2.

Você sabia?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença cardiovascular mata mais de 17 milhões de pessoas por ano. E 80% das mortes por doença cardiovasculares estão relacionadas com fatores de risco modificáveis através da alimentação e do estilo de vida.

FONTE: BECEL

Posts Relacionados

Comentários

Comentários

Leave a Reply