Blog

Coluna pense em você – O importante é doar, o verdadeiro espírito do trabalho voluntário é fazer o bem, não importa a quem

2 de março de 2017 - Por:

O trabalho voluntário já é um importante fator de crescimento para as Organizações da Sociedade Civil (OSC). Muitas ações da sociedade organizada têm suprido a ausência e insuficiência de investimentos governamentais em saúde e educação, por exemplo. O verdadeiro espírito do trabalho voluntário é fazer o bem a alguém, colocando a serviço da sociedade um talento individual. Com solidariedade e boa vontade, os voluntários acreditam que é possível transformar a sociedade, pois essa é a grande premissa da ação beneficente. Seu retorno é a esperança de um mundo melhor e mais justo para todos nós.

 

Esse é um trabalho exercido com prazer, garra, que fascina e dá um sentimento de plenitude a quem necessitar. Cada um contribui na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. O primeiro passo é encontrar uma organização com um perfil que coincide com os valores pessoais e a visão que deseja para sua comunidade, já que o trabalho voluntário é uma ação solidária onde a pessoa ajuda sem ser recompensada.

 

Iniciei o trabalho voluntário depois de receber o diagnóstico do câncer de mama, um momento em que eu repensei todos os meus valores. Hoje realizo esse trabalho com uma equipe de voluntários do Instituto Humsol e com parceiros que nos apoiam e acreditam nos nossos projetos. Além da satisfação pessoal e da experiência, a participação também resultou em ganhos profissionais.

 

Os voluntários melhoram a comunicação, criatividade, relacionamento interpessoal e têm mais facilidade no trabalho em equipe e com prazos curtos. Já os jovens voluntários envolvidos em ações filantrópicas amadurecem pessoal e profissionalmente, dando mais valor a suas ações. Compartilhar o conhecimento, ideias e informações por meio dos trabalhos sociais mostra que não existem fronteiras. Agir com o coração buscando um mundo mais humano, também não.

 

Os muitos voluntários dedicados e comprometidos ajudam a fazer a diferença na vida de muita gente. A doação de horas de vida, em prol do próximo ou da comunidade, é significativa para construção de uma sociedade mais igualitária e solidária. Seja seu tempo, sua experiência, seu conhecimento, seu amor… O importante é doar.

 

TÂNIA MARY GOMEZ é presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – Humsol e vice-presidente da Femama.

www.humsol.com.br

Conheça a história da Tânia acessando revistaviver.com.br

 

Posts Relacionados

Comentários

Comentários

Leave a Reply